Leve os sabores da boa sorte à sua ceia

Compartilhe:

Conheça o Bougainville Belém!

Separamos sete dicas infalíveis de alimentos e frutas que, segundo diferentes tradições no mundo, trazem sorte e muita prosperidade ao ano que chega. Para dar boas vindas a 2020, compartilhamos com você cada uma delas. Delicie-se com nossas sugestões!

 

Fim de ano sempre nos traz a necessidade de renovação. Quando chegamos ao fim de um ciclo, o sentimento de fechamento e novo começo toma conta de tudo ao nosso redor. Por isso, muitas tradições de Ano Novo se estabeleceram com o passar do tempo como uma confirmação pessoal de que nossos desejos e pedidos terão concretude no ano porvir.

Muitas dessas tradições de ritos de passagem, inclusive, tem relação direta com os alimentos servidos na noite de réveillon. Confira abaixo nossa lista!

 

UVA

O costume de comer uvas à meia-noite tem origem na Espanha. A tradição teve início em 1909, quando houve uma larga produção da fruta no país. As pessoas costumam comer 12 uvas, uma para cada batida do relógio. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como será cada mês do ano. Por exemplo, se a oitava uva for amarga, significa que agosto será difícil; se for doce, será um mês delicioso e assim por diante.

Alguns dizem, ainda, que é preciso limpar seus caroços e guardá-los na carteira pelo próximo ano para manter a vida próspera bem perto. A uva é certamente uma fruta indispensável a sua ceia!

Simbolismo: Prosperidade e paz.

 

LENTILHA – GRÃOS

Um dos alimentos mais populares quando se trata da ceia de ano novo. Muito presente na mesa das famílias brasileiras, os grãos em geral e, em especial, a lentilha se assemelham a moedas segundo a tradição. Por isso, representa com tanta força a vida financeira próspera. Muitos entendem que traz sorte comer uma lentilha para cada dia do ano. Porém, comer ao menos uma colher cheia deste grão já é o segredo para um ano de grande fartura.

Simbolismo: Fartura e riqueza.

 

PORCO

A carne suína também se faz bastante presente nos jantares de Ano Novo. O pernil, inclusive, pode ser o prato principal na mesa. Tornou-se comum consumir carne suína nos jantares de fim de ano, pois o porco carrega um simbolismo de progresso e a figura do animal posto à mesa (o famoso leitão), traz a energia da abundância.

Simbolismo: Progresso e abundância.

 

PEIXE

Em muitas culturas, o costume de consumir peixes na virada do ano é comum por razões diversas. Os japoneses creem que o peixe é símbolo de fertilidade devido sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Os suecos, da mesma forma, também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva no jantar. Por outro lado, os cristãos acreditam que o peixe traz boa sorte por ter sido o alimento que Cristo multiplicou.

Há quem acredite que a carne do peixe deve ser consumida ao fim do ano, já que este é um animal que se movimenta para a frente. Uma excelente opção para seu ano começar com ainda mais leveza!

Simbolismo: Sorte e fertilidade.

 

ROMÃ

A simpatia da romã está fortemente associada ao Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro. A data marca o início de um novo tempo que se inicia. Por isso, em muitas casas, a romã está entre os pratos essenciais para a noite de Ano Novo. Afinal ela representa, entre muitas coisas, prosperidade, fertilidade e crescimento abundante.

Pela tradição, você deve guardar três sementes secas de romã e estas devem ser levadas na carteira durante todo o ano.

Simbolismo: Florescimento, evolução e abundância.

 

FRUTAS SECAS

Certas frutas são bastante tradicionais desde a ceia de Natal. Frutas como pêssego, figo, amêndoas, nozes, avelã e tâmaras também costumam simbolizar sorte e fartura. Em sua forma cristalizada ou seca, estes alimentos se fazem presentes também na ceia de Ano Novo.

Se você busca por prosperidade e boas energias para o próximo ano, estas frutas podem ser servidas como aperitivos ou mesmo incrementar receitas a serem partilhadas com toda a família!

Simbolismo: Boas vibrações, sorte e prosperidade.

 

MAÇÃ

Aos que buscam mais conexão com o amor e triunfos no próximo ano, a maçã é o alimento ideal. A fruta representa sucesso, principalmente no amor! Além disso, pode ser consumida para alcançar um ano de felicidade e conquistas positivas. Por este motivo, muitos acreditam que basta uma mordida em uma maçã bem vermelha à meia noite e a sorte se fará presente ao longo do próximo ano.

Simbolismo: Sorte no amor e conquistas positivas.

Gostou de nossas dicas? Nós, do Grupo Status, recomendamos aproveitar as superstições de Ano Novo com muito sabor e diversão. Desde já, desejamos um feliz e próspero 2020 a todos vocês, nossos queridos leitores!

 

Conheça o Parque Office!

Compartilhe:
No Comments

Post A Comment