Como aplicar o Feng Shui no seu escritório

Compartilhe:

 

Na correria do dia a dia, a desordem e o caos facilmente podem se instalar em nossas vidas, principalmente quando se trata da arrumação do espaço de trabalho. Por isso, é fundamental que mesmo com a agenda apertada, se possa tirar um tempo para organizar o ambiente do qual você passa a maior parte do seu dia, melhorando a sua energia. Para isso, o Feng Shui pode ser um poderoso aliado.

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que estuda o fluxo de energias nos ambientes da casa ou do trabalho, como moldamos essa energia e o efeito que ela pode ter sobre as pessoas. Essa energia é chamada de chi e tanto a posição dos móveis quanto a organização do ambiente podem influenciar no seu fluxo. Isso pode trazer diversos benefícios, como aumento da produtividade, prosperidade ou até mesmo um ambiente mais calmo e organizado. E mesmo que seu escritório seja rígido e tradicional, você pode utilizar o Feng Shui até mesmo em uma gaveta. O que vale é a intenção.

O princípio básico do Feng Shui é manter o fluxo da energia em harmonia, deixando fluir as energias boas e eliminando as ruins, limpando assim o ambiente e proporcionando bem-estar e maior produtividade. Sendo assim, para começar, é preciso limpar o ambiente de trabalho. Limpe o chão e os móveis e livre-se de tudo aquilo que for entulho no seu escritório, como papéis e lixo acumulados, afinal, o acúmulo de coisas paradas também significa energia estagnada. É importante que o ambiente esteja sempre limpo para que as energias sejam renovadas constantemente.

Cada ambiente tem um propósito e, seguindo-o, um móvel que melhor o representa. Estes geralmente são grandes peças de mobiliário e devem sempre estar na posição de comando. No caso de seu escritório, o ideal é que a mesa esteja bem no centro, de forma que seja destaque no espaço e você nunca fique de costas para a porta ou de frente para uma parede. Isso faz com que a sua energia seja bloqueada. Nesse caso, aconselha-se o uso de um espelho ou superfície reflexiva para que o espaço se amplie e a sensação de opressão diminua.

Para atrair mais calma e tranquilidade, as flores são um ótimo artifício. Elas anulam as energias negativas daqueles que entrarão em contato com o seu escritório, além de melhorar o ar do ambiente, aumentando a umidade e promovendo uma sensação de bem-estar e bom humor. As espécies mais indicadas para o Feng Shui no trabalho são: antúrio, begônia, lírio da paz, violeta e palmeira ráfis.

As cores também possuem um papel importante no fluxo das energias do ambiente. Objetos ou paredes da cor amarela, por exemplo, simbolizam riqueza. Eles devem ser colocados sobre o canto esquerdo (sempre do ângulo de quem está dentro do espaço, de frente para a porta de saída), que é o local da prosperidade. Nesta posição você também pode colocar os seus projetos em andamento, para que progridam cada vez mais. É por isso também que as lixeiras de mesa não devem ser colocadas no canto esquerdo.

Se você está precisando se sentir mais seguro no ambiente profissional, experimente colocar sobre a mesa algum objeto que remeta ao elemento terra, como um vaso de cerâmica. Agora, se o objetivo é gerar mais entusiasmo e motivação, invista em peças na cor vermelha, representantes do elemento fogo.

A organização de sua mesa de trabalho também tem importância fundamental no fluxo das energias, sendo assim, coloque a sua principal ferramenta de trabalho sempre ao centro da mesa, como o computador por exemplo. Recomenda-se que objetos vermelhos devam também ficar na área central, para atrair sucesso e reconhecimento. O lado direito é o canto dos relacionamentos, coloque porta retratos e objetos que simbolizem alguém especial, junto com um telefone, se tiver, para atrair clientes. Deste lado também funciona a criatividade, coloque um item de metal ou multicolorido para ampliá-la. A prosperidade e a sabedoria ficam do lado esquerdo, por isso coloque projetos em andamento, agenda e livros ali. E para completar, uma planta do lado esquerdo para simbolizar a família.

 

Compartilhe:
No Comments

Post A Comment