Alimentos que você pode fazer em casa em vez de comprar

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Muitas pitadas de sal, açúcar, gordura trans e aditivos químicos, tais como acidulantes e aromatizantes, são alguns dos ingredientes encontrados nos alimentos industrializados. Antes vistos como a salvação do cardápio para o dia a dia corrido, hoje, itens como biscoitos, sucos de caixinha, embutidos, enlatados, massas congeladas e afins, são os grandes vilões de qualquer dieta que visa a manutenção de uma vida saudável.

Isso porque, conforme explica Patricia Cruz, nutricionista mestre em saúde pública pela USP, os produtos já prontos para o consumo são “altamente processados” ou, segundo a denominação do “Guia Alimentar para a População Brasileira”, lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde, “ultraprocessados”. “Para esses alimentos terem tempo útil de prateleira, são adicionados muitos conservantes, como a nitrosamina [composto químico cancerígeno]. Eles também são ricos em sódio. Então, se o indivíduo vive basicamente de industrializados, ele fica mais suscetível a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, diz.

Selecionou algumas receitas de alimentos que você pode fazer facilmente em casa em vez de comprá-los e, assim, evitar o consumo de substâncias prejudiciais à saúde. Anote as receitas:

Barrinha de cereal

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Ingredientes: 10 pistaches picados; 10 macadâmias ou 5 castanhas-do-pará cortadas grosseiramente; 10 amêndoas cortadas ao meio; 2 colheres de sopa de castanha de caju picada; 2 colheres de sopa de agave ou mel e 4 damascos cortados em cubinhos. Modo de preparo: em uma assadeira, toste todas as oleaginosas em forno médio, de 5 a 8 minutos. Coloque-as em uma panela, adicione agave (ou o mel) e misture até que ele esteja todo incorporado e em um ponto mais durinho. Acrescente o damasco, passe a mistura para um pirex quadrado de vidro e leve à geladeira por 30 minutos. Corte em formato de barrinha de cereal (rende 4 porções). Fonte: Bianca Innocencio, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro.

Manteiga ghee

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Ingrediente: 1 kg de manteiga –a mais fresca possível. Modo de preparo: coloque a manteiga em uma panela –de preferência de inox, pedra ou barro. Deixe-a derreter em fogo médio até começar a fazer espuma. Com uma colher grande, vá retirando essa espuma. Abaixe o fogo e continue. Pouco a pouco, a manteiga vai se clarificando e os pedaços sólidos, além da espuma, virão à tona. Continue recolhendo os resíduos que sobem, até que não tenha mais espuma. Dica: o fogo deverá permanecer baixo até que o fundo da panela apareça, e o líquido adquira uma cor dourada. Fonte: Adriana Ávila, especialista em nutrição pelo Incor.

Danoninho

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Ingredientes: 2 xícaras (chá) de morangos limpos; 1/2 xícara (chá) de leite desnatado; 1 xícara (chá) de creme de leite light; 4 colheres (sopa) de açúcar; 300 gramas de ricota fresca sem sal; 1 colher (chá) de gelatina em pó sabor morango. Modo de preparo: bata no liquidificador os morangos, o leite, o creme de leite e o açúcar. Continue batendo e vá adicionando, aos poucos, a ricota e a gelatina em pó. Distribua o creme em potinhos com tampa e conserve na geladeira por até 3 dias. Fonte: Adriana Ávila, especialista em nutrição pelo Incor.

Crouton

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Ingredientes: 2 xícaras (chá) de pão amanhecido cortado em cubinhos; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 2 dentes de alho descascados e amassados; 1 ramo de alecrim; 1 colher (chá) de orégano seco; sal e pimenta-do-reino –moída na hora– a gosto. Modo de preparo: em uma frigideira, coloque o azeite, o alho e o ramo de alecrim. Leve o conteúdo ao fogo baixo por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Passado esse tempo, eleve o fogo para a temperatura média e acrescente o pão e o orégano. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e deixe dourar por cerca de cinco minutos. Mexa até que os pedaços de pão fiquem tostados e sequinhos. Desligue o fogo. Assim que estiverem frios, guarde em um pote hermético. Ficam crocantes por uma semana. Fonte: Adriana Ávila, especialista em nutrição pelo Incor.

Fonte: uol

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